PERSONAGENS REAIS EM ALP ARSLAN BUYUK SELCUKLU – PARTE 2

Por R. Hussein Silva


A série sobre Alp Arslan já tem 4 episódios, e já nos apresentou importantes personagens da época, e interessantemente essa é uma série com o maior número de personagens reais a sair nas televisões turcas nos últimos tempos. Já fizemos uma parte 1 apresentando os principais personagens da série [1], hoje vamos apresentar mais alguns, dentre vilões e apoiadores. Se aparecerem mais personagens reais nos próximos episódeos teremos uma parte 3, 4, etc.


Seljúcidas


Vizír Abu Nasr al-Kunduri (1024 – 1064)

Apesar da série o colocar como uma pessoa que só pensa em poder, tal como ele era mesmo, muitos turcos da época não o viam assim, tanto que até hoje o Turcomenistão (que na época fazia parte do Império Seljúcida) ele é visto como um herói. O Vizír al-Kunduri tinha o kunya (apelido) de Amid ul-Mulk. Ele nasceu no sul da província do Curação (Khurasan), que na época fazia parte do Império Gaznávida em 1024, não se sabendo bem onde nasceu, seu nome aponta para a cidade de Kundur, porém autores da época diziam que ele nasceu no Quihistão. Rapidamente ele foi mandado para ser educado em Nishapur, cidade persa que na época fazia parte do Império Gaznávida, porém já havia ali vários seljúcida, só que seu império ainda não havia sido fundado.

Em 1038, quando o Sultão Tughril conquistou Nishapur ele queria um secretário que soubesse falar persa e árabe, e al-Kunduri acabou sendo indicado para o cargo por seus conhecimentos, e em agosto de 1055 al-Kunduri foi apontado pelo Sultão Tughril como vizír para substituir Nizam ul-Mulk Dihistani, que falecera naquele ano. Logo após subir ao poder ele começou suas conspirações para ganhar mais poder, e seu primeiro ato de conspiração já se deu em 1057 quando tentou instalar o jovem filho da esposa de Tughril, Anushirwan, no trono, porém seu plano foi descoberto e a conspiração falhou, mas ele foi mantido como vizír. Em 1058 Kunduri tentou usar Ibrahim Inal Bey, para tentar controlar o califa abássida al-Qa'im (1001 – 1075) ao convence-lo de se casar com a filha de Tughil. A última conspiração de Kunduri se deu após a morte de Tughil em 1063 quando tentou instalar o filho recém nascido de Chagri Bey, Suleyman, como Sultão e ele mandar no império como Atabey, porém Alp Arslan frustou seus planos e o matou.


Ibrahim Inal Bey (morreu em 1060)

Ibrahim Inal Bey (na série chamado apenas de Inal Bey) era meio irmão de Tughril e Chagri Bey e um senhor da guerra seljúcida. Em 1047, Ibrahim conquistou Hamadan e Kangavar do governante local, que era vássalo dos gaznávidas. Depois, Ibrahim comandou um ataque bem-sucedido contra as províncias orientais do Império Bizantino, dentre elas a região de Vaspurakan, conquistada pelos bizantinos em 1045 mas que era habitado em sua maioria por georgianos e armenos (os bizantinos eram gregos), e isso culminou na Batalha de Kapetrou em setembro de 1048. O cronista árabe Ibn al-Athir relata que Ibrahim trouxe de volta cerca de 100.000 cativos e um vasto espólio carregado nas costas de dez mil camelos. Em 1058, influenciado pelo Vizír al-Kunduri, se revoltou contra seu meio irmão, mas acabou sendo derrotado e pessoalmente estrangulado por Tughril com seu arco em Bagdá.


Akca Hatum (século XI)

Akca Hatum é baseada em uma das esposas de Alp Arslan chamada Akka Hatum, só que ao contrário do que mostra a série, ela não era nem filha de Nizam ul-Mulk, nem de Kekaumenos, e sim filha de um importante líder Qarakânida, um império tribal que existiu no norte do Império Gaznávida (onde hoje é o Cazaquistão), e que tinha proximidade com os seljúcidas por ter sido o primeiro lugar no qual os seljúcidas buscaram refugio dos cumanos e o local que se tornaram muçulmanos. Akka e Alp Arslan tiveram filhos, porém seu sucessor e filho mais velho nascera de sua outra esposa, Safariyya Hatum, que era sobrinha do Imperador da Geórgia que se converteu ao Islam. Alp Arslan ainda se casou com a viúva de seu tio Tughril após sua morte em 1063.


Gaznávida


Emir Tughril Bozan de Ghazna (morreu em 1053)

Tughril Bozan (na série chamado apenas de Emir Bozan) foi um importante personagem histórico ganznávida, porém ao contrário do que a série mostra, não há nenhuma fonte que comprove que ele era qarmatiano, ao contrário, os qarmatianos já não tinham mais força no século XI, e a maioria desses já haviam se tornado ismaelitas tradicionais (que em 1092 se tornariam nizaris), então Bozan é retratado nas fontes como sunita, mas nada religioso. Bozan começou seus serviços para os gaznávidas por volta de 1015 a 1020, trabalhando como ghulam (mercenário) para o fundador do Império Gaznávida, Mahmud. Após a morte desse em 1030 se tornou comandante do exército sob Abd al-Rashid, e em 1042 invadiu a província de Sistan (atual Irã) e massacrou milhares de muçulmanos. Em 1051, quando já controlava várias terras gaznávidas ele teve uma vitória importante contra Alp Arslan e tomou uma importante fortaleza gaznávida, e marchou para Ghazna, a capital do Império, para tomar o poder para si. Ele tomou a cidade e matou al-Rashid e os príncipes gaznávidas. Ele se casou com a filha de Masud I, que fora o imperador gaznávida entre 1030 e 1040 e se auto-proclamou imperador. O Emir gaznávida na Índia, Kirghiz, condenou seu ataque a família real, reuniu forças e atacou Bozan em Ghazna, o destituindo do poder e o matando em 1053, e colocou um filho de Masud I no poder.


Bizantinos


Constantino X Doukas (1006 – 1067)

Constantino X foi um importante imperador bizantino. Ele nasceu na região da Moésia (atual Kosovo e parte da Sérvia), e em sua juventude gostava de debates sobre filosofia e religião, o que atraiu os olhares de Eudókia Makrembolitissa, que era sobrinha do Patriarca Michael Keroularios de Constantinopla, e levou os dois a se casarem, sendo ela sua segunda esposa. Em 1057 ele apoiou a usurpação do trono por Isaque Komnenus, mas depois se posicionou contra suas reformas. Apesar dessa oposição, Constantino tinha muito apoio da burocracia bizantina, e sua popularidade levou que fosse escolhido como sucessor pelo doente Isaque em 1059, que estava sob a influência de Michael Psellos. Isaque abdicou em 22 de novembro e Constantino X Doukas foi coroado imperador no dia seguinte.

A principal derrota de Constantino para Alp Arslan veio em 1064, quando ele quis se aproveitar da morte de Tughril para mobilizar suas forças nas províncias orientais, porém acabou derrotado por Alp Arslan e perdeu as cidades da região armena de Ani, que ficou nas mãos dos seljúcidas por 8 anos. Seu ato final foi exigir que apenas seus filhos o sucedessem, forçando sua esposa Eudokia Makrembolitissa a jurar não se casaria novamente, o que não se deu pois ela estava apaixonada por Romano Diogénes. Constantino morreu em 23 de maio de 1067.


Ketakalon Kekaumenos (Século XI)

Kekaumenos foi um importante general bizantino. Ele nasceu em Koloneia (atual Turquia) e era membro da nobreza. Na campanha na Sicília de George Maniakes, ele com a patente de protospatharios (governador), comandou um contingente do Thema (Província) da Armênia e liderou a defesa bem-sucedida de Messina contra um ataque árabe em 1040. Sob o imperador Constantino IX (governou: 1042–1055) ele serviu no oriente como doux (duque) da Península Ibérica e tornou-se governador de Ani depois que ela foi anexada pelo Império Bizantino em 1045. Ele liderou as forças locais nos primeiros confrontos com os turcos seljúcidas. No final da década de 1040, ele participou da campanha contra os pechenegues (turcos semi-nômades), e nesta campanha, ele ficou gravemente ferido. Em cerca de 1055, ele foi elevado a magistrado e nomeado para o prestigioso e poderoso posto de Doux de Antioquia. O imperador Miguel VI (governou: 1056–1057) dispensou Kekaumenos. Por sua vez, ele apoiou ativamente a revolta de Isaque Komnenus em 1057 e foi recompensado com o título de coropalatos (um cargo no palácio real).


NOTAS:


[1] A primeira parte dos personagens reais pode ser vista aqui: https://estudosislamicos.blogspot.com/2021/11/personagens-reais-em-alp-arslan-buyuk.html

Se quiser saber mais sobre quem eram os qarmatianos, clique aqui: https://estudosislamicos.blogspot.com/2019/03/a-seita-dos-qarmatianos.html















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?