O CONHECIMENTO DO OCULTO

Resumo da aula do dia 08 de Junho de 2013 na Mesquita do Brás proferida por sua Eminência o Sheik Hassan Borgi.

A aula de hoje será sobre o conhecimento do oculto. Sabemos que nós vivemos além deste mundo material, há um outro oculto, porem muitos estão afastados deste. O islam só se complementa com a fé no oculto, naquilo que não é conhecido pelos humanos. Hoje falaremos sobre o que é o oculto, quais seus tipos, e como devemos crer nele.

Nós temos dois mundos, o dos sentidos, que é o que vivemos e sentimos as coisas. Nossos pensamentos também fazem parte desse mundo, pois são memórias, lembranças guardadas de coisas que vivemos. E o outro mundo que é o do desconhecido, das coisas de que não temos ideia de como é, por exemplo que fazem parte deste mundo, Deus, os anjos, nossa alma. Sabemos só aquilo que nos foi revelado sobre estes através dos profetas, porem realmente tudo o que são e como são não temos conhecimento, somente um pouco, pois nossos sentidos, tato, visão, audição não conseguem alcançar estes.

Todos os muçulmanos tem que acreditar no mundo do desconhecido, pois até mesmo o Alcorão veio deste mundo. Deus todo poderoso diz na Surrata Al-Bacara, “Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Allah; que creem no desconhecido, praticam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos.” (2:2 – 3). Veja qual é o primeiro adjetivo que Deus mostra os quais seus tementes são: “aqueles que creem no desconhecido”, mostrando claramente que para serem muçulmanos é necessário crer no desconhecido. Existem quatro fases a se saber do desconhecido:

O primeiro tipo na crença no desconhecido (غيب ) é acreditar nas coisas que não podem ser sentidas ou vistas, ou seja claramente exercer fé. É mostrado no Alcorão Sagrado na surrata 45, versículo 24 o que pessoas que não acreditam no desconhecido, que no caso do referente é o dia do juízo final, dizem. Mostra que muitas vezes o ser humano precisa ver e sentir para crer. Porem Allah (swt) fala: “A Allah pertencem os mistérios dos céus e da terra” (16:77), mostrando nesse versículo também que só Ele sabe a hora e o dia. Também mostra claramente que cabe apenas a Deus o conhecimento do desconhecido, mostrando que se acreditarmos ou não nele, uma hora esse dia chegará. Assim concluímos que a crença no oculto é necessária para a pessoa se tornar muçulmana, pois essa veio de Allah.

O segundo tipo a se saber é que o que o homem não conhece, se ele não conhece, é porque tem um motivo pelo qual ele não deve conhecer. O único que sabe de tudo, que tem o conhecimento de tudo é Deus (6:59). Há muitas teorias que não conhecemos pois dizemos ser impossível, como aquilo que celebramos ontem, o Miraj (Viagem Noturna) onde o Profeta (saas) saiu de Meca e foi até Jerusalém, depois subiu ao sétimo céu e voltou na mesma noite. Para nós isso é algo impossível, pois foi muito rápido, nossos cauculos não conseguem chegar a isso. Mas Allah (swt) diz que esses são os sinais para aqueles que creem (17:1 – 3), e nós devemos demostrar fé nisso e mostrar que somos aqueles que creem. Porem o oculto é maior que tudo isso, pois Allah (swt) conhece o passado, o presente e o futuro, e esse conhecimento em si cabe somente a Allah (swt). Muitos dizem que os gênios tem conhecimento do oculto, porem Allah mostra na surrata 34, versículo 14 que não. Lá conta a história que vários gênios acompanhavam Salomão (as) no momento de sua morte, porem os gênios só perceberam que ele morreu quando os cupins começaram a corroer seu cajado, mostrando que os gênios nem ao mesmo sabiam da morte de Salomão (as).

Nem mesmo o Profeta Muhammad (saas) conhece o desconhecido, isso fica claro no versículo 188 da surrata 07, pois ele ou qualquer um de nós como seres humanos não podemos conhecer tudo, porem devemos acreditar em tudo, mesmo naquilo que não faz sentido aos nossos olhares. O universo deste oculto pode afetar o nosso, como exemplo, nossas boas ações que fazemos, há promessas que vem do oculto que receberemos recompensas, porem não sabemos quais são, mas sabemos que são boas, ou seja, a resposta disso vem do desconhecido (2:261). Tudo que acreditamos é possível para nós, se formos ao túmulo do Profeta (saas) ou do Imam Ali (as) e acreditamos que seu espírito está lá, e suplicamos a eles como intercessores de nossas suplicas a Allah, elas são possíveis a nós, e isso também se dá com o oculto.

A quarta e ultima fase que devemos conhecer é que devemos acreditar em Deus sempre (36:11). Deus nos mostra diversas vezes no Alcorão que devemos acreditar n'Ele sempre. Certa vez o Profeta (saas) estava com seus companheiros e se levantou e falou, “licença, agora devo ir me encontrar com meus irmãos”, os companheiros questionaram, “mas nós não somos seus irmãos?”, o Profeta (saas) respondeu: “Não, vocês são meus companheiros, meus irmãos são aqueles que encontrarei no último dia, pois eles acreditaram em mim sem me conhecer, eles seguraram a religião de Allah tão firme como uma mão segura uma brasa quente em chamas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?