A SÚPLICA


Resumo da aula de sua Eminência, o Sheik Hassan Borgi na Mesquita do Brás no dia 15 de junho de 2013:

A aula de hoje retoma o assunto que já fora discutido e apresentado nessa mesma época no ano passado, que são as suplicas a Allah (swt). Para saber sobre elas, verificaremos hoje 3 ayah's (versículos) do Alcorão Sagrado.

Em Furkan (25), versículo 77, Allah (swt) diz: “Meu Senhor não Se importará convosco se não O suplicar”. Ou seja, nesse versículo é mostrado a relação entre Allah e o homem. Allah deixa claro em diversas ayah's que Ele é Clemente e Misericordioso, porem para que nós receba-mos sua clemencia e misericórdia é necessário que a supliquemos para Ele, se suplicarmos elas a Ele. Porém por que Allah não se importa direto, sem precisar que nós o clamemos?

Em um famoso hadith, Allah (swt) falou ao Profeta Mussah (Moisés) (as): “Me peça tudo, até mesmo o sala e afarinha para o pão, e o alimento para o gado.” Esse dito mostra que sempre devemos pedir tudo a Allah (swt). Allah disse: “Suplicai-Me, que vos atenderei.” (40:60), mostrando que nosso dever perante Ele é suplicar a Ele, e na continuação desse mesmo versículo Ele mostra que quem não fizer será humilhado. O Profeta Muhammad (saas) disse: “A súplica é o servo da oração.

No versículo 186 da Al-Bakarah (2) é mostrado a relação de proximidade de Allah e nós humanos, quanto mais próximos de Allah (swt) mais longe estamos de Shaitan, e assim, para ficar próximo de Allah, suplique. Porem Allah (swt) aceita as súplicas de qualquer pessoa?

Pessoas que suplicam perdão por exemplo, por um mesmo pecado são anulados. Por exemplo, hoje eu bebo alcool e suplico perdão a Allah (swt) mas amanhã volto a beber e suplicar novamente e isso todos os dias, assim suas suplicas não são aceitas. Quando uma pessoa suplica a Allah (swt), Ele manda os anjos até essa pessoa para saber quem ela é. O Imam Ali (as) disse: “Devemos adorar a Allah para agradecer pelo que Ele deu, não por medo ou temencia”. O pecado é enfrentar as leis de Allah (swt), assim quando uma pessoa peca ele está enfrentando Allah e não está ficando próxima d'Ele. O sexto Imam, Jafar Al-Sadiq (as), disse que quando pecamos deixamos de agradecer a Allah (swt), e precisamos deixar o pecado antes de fazer uma suplica.

Devemos cumprir quatro passos antes de fazer uma suplica: Primeiro, devemos cumprir os deveres do islam, em principal os 5 pilares, se você não ora, ore; se não paga o zakat, pague; se tem condições de fazer o hajj, faça, etc. Segundo, devemos demostrar a Allah sua grandeza, sempre recordando ue Ele é o maior e o soberano, mostrando respeito a Ele. Terceiro, sempre dizer o salawat (saudação de benção): “Allahuma Salli Ala Muhammad, wa ali Muhammad” (Que Deus abençoe a Muhammad e a família de Muhammad). Quarto, pedir perdão pelos pecados e nunca mais voltar a cometê-los. Após cumprir esses quatro passos, suplique que Allah (swt) o atenderá.

Existem horários, datas e locais melhores para se fazer suplicas, porém podemos suplicar em qualquer lugar que Allah (swt) vai ouvir. Para aqueles que acham ruim por não saberem árabe, pode suplicar em sua língua, pois o Imam Ali Zainul Abedin (as) falou: “A melhor súplica é a que sai do coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?