SALAT AL-LAYL (ORAÇÃO DA NOITE)






Resumo da aula do dia 22 de março na Mesquita do Brás, proferida por sua eminência o Sheik Hassan Borgi:

*Antes de começar, a Oração da Noite Recomendável (Salat Al-Layl) não deve ser confundida com a Oração da Noite Obrigatória (Salat Al-Ishah). A aula é sobre a primeira.

A Oração da Noite (Salat Al Layl) é uma oração recomendada, mas não é obrigatória. O Alcorão Sagrado diz “E, a noite, então, reza com ele à guisa de oração suplementar para ti. Quiçá teu Senhor te ascenda a uma louvável proeminência” (17:79); e neste versículo vem a palavra árabe “fatahajad”, no qual foi mal traduzida para algo muito simples, pois essa palavra em árabe tem um significado muito maior, eu envolve um sentimento muito grande na oração, é algo como “se entregue, se renda, chore”. Na outra parte do versículo Allah diz “Quiçá teu Senhor te ascenda a uma louvável proeminência”, ou seja, “talvez Allah lhe de várias bênçãos e te coloque num bom local se fizer tal oração”.
O Profeta Muhammad (saas) falou que se uma pessoa se levanta para fazer a Oração da Noite e nela se entrega, se rende, chora; Deus ordena que nove fileiras fiquem atrás da pessoa, com anjos em números incontáveis, sendo que as fileiras são maiores que os olhos podem ver. E esse é um dos exemplos dessa posição louvável que Deus pode colocar esse fiel que reza essa oração.
Na surrata 51, ayah 18 do Alcorão, Deus diz: “E, nas madrugadas, imploram perdão de Allah”. O principal objetivo desta oração é pedir, suplicar o perdão de Deus por seus pecados e suplicar que Deus perdoe outros muçulmanos. Na surrata Sajdah, ayah 16, Allah explica que a praticada oração deve ser feita com temor e deve-se pedir perdão juntamente com o temor. Para toda boa ação que uma pessoa faça, já está prescrito por Deus qual será sua recompensa, mas com a Oração da Noite, as recompensas estão em aberto, não é citado em exato quais as recompensas da mesma. Outros versículos falam sobre a oração, como Al-Inhran 17 e Al-Uzama 26.
A ciência fala que acordar um pouco antes do amanhecer faz bem para o corpo e a oração da noite pode ajudar nisso. Na Surrata Nuh (Noé), ayah 10-12, Allah fala que quando você implora perdão, Ele pode lhe dar tudo, aumentar seu sustento, fazer chover, etc. Essa oração quando feita trás esplendor para o rosto da pessoa, e o Profeta Muhammad (saas) disse que nós conseguimos enxergar no rosto da pessoa seus sentimentos, saber se a pessoa é boa ou má, tudo de acordo com o que vemos no rosto dela.

Como é feita a oração da noite?
A oração se inicia a meia-noite e vai até pouco antes da alvorada. O melhor horário para faze-la é pouco antes do pouco antes do horário da alvorada. Um hadith diz que o Profeta Mussah (Moisés) (as) perguntou ao anjo Gabriel, qual era o melhor horário para fazer a oração da noite. Gabriel respondeu não saber exatamente qual o horário, mas seria bom se ele o fizesse no horário da sahar (esse horário anteriormente mencionado) pois era o horário que o anjo Gabriel via o trono de Allah balançando.
A oração é composta por 11 genuflexões, sendo que 8 delas devem ser feita de 2 em 2 tais como as das Oração da Manhã, recitando a cada segunda genuflexão o Duah Knut. Na 9ª genuflexão deve-se ler a surrata Al-Fatiha (Abertura) e logo após a Surrata Annás (Os Humanos) e na 10ª a Al-Fatiha e logo após a Al-Falak, e não há Duah Knut na 10ª.  A 11ª é chamada de Al-Uatar (A única), e é importantíssima, tanto que se possível deve-se demorar nela, podendo ainda estende-la até juntar com a Oração da Manhã. Nela é bom pedir perdão para no mínimo 40 muçulmanos e em uma das súplica é recomendável ler 3 vezes a Surrata Annás, 1 vez a Al-Falak e falar 70 vezes astafirulllah (peço perdão a Allah), e em tudo isso o crente deve tentar se entregar ao máximo. Daqui duas semanas será lançadoem português o livro de súplicas do Imam Ali Zainul Abedin (as) que pode ser usado nas orações. Para terminar, citemos um dito do Imam Ali Amir Al-Muminin (as). Certo homem chegou ao Imam Ali (as) e falou que não conseguia levantar cedo para fazer a Oração da Noite. Então o Imam (as) disse: “Você não consegue levantar porque vossos pecados vos amarram”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?