DIFERENÇAS ENTRE SUNITAS E XIITAS

Essa semana vi que algumas pessoas que entram no islam, ainda não conhece bem as diferenças entre sunitas e xiitas. O islam é uma única religião, que foi traga pelo Profeta Muhammad (saas) a nós, mas como toda religião ela foi dividida, tal como acontece no judaísmo, onde temos, ortodoxos, sefrarditas, messiânicos, e outros; entre cristãos onde temos católicos, ortodoxos, protestantes, testemunhas de Jeová e outros; no budismo onde temos o zen, o nitiren, tibetano e outros. Tentarei aqui mostrar um pouco das diferenças, sem julgar quem está certo ou errado, pois isso caberá a Allah no dia do juízo.

Diferenças Históricas:

Sunitas: O sunismo se constituiu após a morte do Profeta (saas), com aqueles que apoiaram Abu Bakr, um sogro do Profeta (saas) por parte de sua última esposa Aisha, como sucessor do mesmo após uma Shura (conselho de anciãos sobre a religião).
Xiitas: O xiismo se constituiu no dia de Ghadir Khum, quando o Profeta (saas) levantou a mão do Imam Ali (as), seu primo e genro, mostrando que ele era seu sucessor na liderança dos muçulmanos. Após a morte do Profeta (saas), aqueles que apoiaram o Imam Ali (as) nesse chamado são denominados os shiat’s (seguidores) de Ali (as), de onde vem a forma aportuguesada xiita.

Ditos:

Sunitas: Os sunitas acreditam que a sunnah do Profeta (saas), uma coleção de livros com seus ditos deve ser seguida como exemplo para todos os muçulmanos. Esses ditos foram registrados pelos amigos do Profeta (saas) e trago aos dias de hoje por pesquisadores dos séculos XI e XII. Os sunitas não aceitam nenhum dito que não sejam unicamente do Profeta (saas).
Xiitas: Os xiitas também acreditam numa coleção de livros de ditos do Profeta (saas), porem aceitam também ditos de seus descendentes. Esses ditos foram registrados pela família do Profeta (saas) e trago aos dias de hoje por pesquisadores do século XI e XII.

Imitação:

Sunitas: Os sunitas seguem imitando jurisprudentes do século XII que formaram as quatro escolas de pensamento sunitas, os malik’s, os shafi’s, os hanbali’s, e os hanafi’s. Isso faz com que a pratica da religião seja idêntica a daquela época.
Xiitas: Os xiitas não aceitam a imitação de jurisprudentes que já estão mortos, por isso o numero de escolas dentro do xiismo é maior, cada pessoa deve imitar um sábio no islam que mais lhe agrada.

Clero:

Sunitas: No sunismo não há um clero bem organizado, qualquer pessoa que estuda a religião ou parte dela pode ser um sheik ou um Imam e fazer khutbas e liderar a oração. Os sábios no sunismo são aqueles que dominam todas as partes da religião, e são muito além de sheiks.
Xiitas: No xiismo há um clero um pouco mais organizado. Para ser sheik deve-se estudar numa universidade ou hawza (escola teológica), por isso há um numero muito menor de sheiks no xiismo. Ainda existe um certo cerimonial para tornar alguém sheik, a pessoa não pode ser simplesmente designada como no sunismo. Ser sheik ainda é um nível baixo, a pessoa que continuar a estudar ela pode se tornar Mullah (mestre em doutrina) e Aiatolá (doutor em doutrina).

Oração:

Sunitas: Os sunitas fazem a oração com as mãos cruzadas sobre o plexo e sobre um tapete ou local limpo. A oração é feita com as pessoas bem juntinhas umas as outras, e termina com o cumprimento olhando para o lado direito e esquerdo.
Xiitas: Os xiitas fazem suas orações com as mãos em paralelo ao corpo, estando a frente das coxas. A oração é feita com uma pedrinha (turbah) onde a cabeça vai encostar sobre o tapete, que representa a terra onde o Imam Hussein (as), neto do Profeta (saas) foi martirizado. Na oração xiita as pessoas ficam menos juntas. Na segunda genuflexão de todas as orações é recomendável fazer uma suplica chamada Duah Knut. A oração termina se dizendo três vezes o takbir (dizer Deus é maior, em árabe).
 


Companheiros:

Sunitas: Os sunitas veem em todos os companheiros do Profeta (saas), ou seja, todas as pessoas que o viram falar, o acompanharam, e se tornaram muçulmanos, como pessoas virtuosas, de bom coração, nobres, etc.
Xiitas: Para os xiitas nem todos os companheiros foram bons, pois existiam muitos hipócritas entre aqueles que acompanhavam o Profeta (saas). O Profeta (saas) recebeu vários versículos de Allah (Deus) inclusive repreendendo alguns companheiros.

Imanato:

Sunitas: A palavra Imam para os sunitas somente quer dizer guia, ou seja, a pessoa que fica a frente guiando as orações, ou um sábio jurisprudente da religião, que no caso são os quatro que formaram as escolas já citadas.
Xiitas: Os xiitas veem como Imam aquele que deve guiar a religião na ausência do Profeta (saas). Eles são num total de 12, todos de sua descendência. Todos eles são infáliveis. Um imam também pode ser um guia de oração, mas nesse sentido a palavra não é tão usada.
 
Festas:

Sunitas: Os sunitas somente celebram duas festas, o Eid Ul-Fitr, no final do Ramadan, e o Eid Al-Adha, ou festa do sacrifício no final do Hajj (peregrinação a Meca). Alguns poucos sunitas celebram o aniversário do Profeta (saas).
Xiitas: Os xiitas festejam como os sunitas o Eid Ul-Fitr e Al-Adha. Todos costumam festejar o aniversário do Profeta (saas), bem como de sua filha Fátima (as) e todos os outros 12 imams. Ainda há também a celebração do Eid Al-Ghadir, uma festa para relembrar a nomeação de Ali (as) como sucessor do Profeta (saas). Ainda há celebrações da morte de todos os imams, principalmente a de Hussein (as) que dura uma semana, e 40 dias depois vem o Arbaeen, que lembra a visita de seus familiares a seu tumulo.

Culto:

Sunitas: Na sexta os sunitas ouvem 2 khutbas de temas diversos. Entre as duas khutbas há uma suplica onde o sheik pede perdão e bênçãos para os presentes. Durante a khutba o sheik fica sobre uma espécie de altar chamado mimbar, que também indica a direção de Meca. Após a segunda khutba se faz a oração.
Xiitas: É quase igual, há duas khutbas, porem entre as duas há pedidos de bênçãos sobre os descendentes do Profeta (saas) somente. Pode-se entre as duas khutbas se pedir donativos para a mesquita ou qualquer outra causa. O sheik não fica sobre um altar, simplesmente de pé de frente para a congregação se possível com um pequeno e simples púlpito a sua frente. Após as khutbas há a oração.

Há muitos outros detalhes que diferencia sunitas e xiitas, mas os muçulmanos não devem fazer guerra com esses detalhes, e não devem se impedir de um sunita visitar e rezar numa mesquita xiita ou vice-versa. Espero ter ajudado um pouco com esse texto.

 


Comentários

  1. 31.Voltai-vos contritos a Ele, temei-O, observai a oração e não vos conteis entre os que (Lhe) atribuem parceiros.
    32.Que dividiram a sua religião e formaram seitas, em que cada partido exulta no dogma que lhe é intrínseco.
    Sagrado Al-Qur'an 30:31-32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. surata 56.... da uma lida lá tambem..
      no final das contas todos somos irmaos e quem julga é Allah! devemos nos amar e nos repeitar mutuamente...
      As salam alaikum....

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?