IMAM HASSAN AL-ASKARI E O MAHDI

O texto a seguir é um resumo da aula do dia 19/01 na Mesquita do Brás, proferido pelo Sheik Hassan Borgi.

Hoje [sábado] é celebrado o dia do nascimento e morte do Imam Hassan Al-Askari (as), que no mesmo dia que nasceu, 28 anos depois viria morrer. Por isso a aula de hoje é sobre esse Imam, e como foi o recebimento do Imam Mahdi (as), seu filho.

O Imam Hassan Al-Askari (as) foi filho do 10º imam, Ali Al-Hadi (as); ele foi um dos imams que menos tempo viveu, apenas 28 anos de vida, sendo 22 anos ao lado de seu pai, e somente 6 anos como Imam. Por muitas vezes o Imam Askari (as) ficou preso, inclusive depois que começou seu imanato, tanto que quando seu pai faleceu, o Imam já foi mandado para a cadeia. Apesar de ter vivido pouco tempo, existem várias histórias sobre o Imam Askari (as), como por exemplo a da vez que um califa queria mata-lo, porem dizia-se que o Imam Askari (as) sabia ler a mente das pessoas, e assim conseguiu fugir do califa, que acabou morrendo sem tê-lo matado.

O Imam Askari (as) tinha muitas profissões, sendo a principal preparar o povo para a vinda do Imam Mahdi (as), no qual todos esperavam, tanto os sunitas como os xiitas, que era seu filho. O Imam Muhammad Ibn Hassan, conhecido como o Al-Mahdi (as) nasceu em 255 d.H, e seu pai, Imam Askari (as) morreu em 260. Porem, apesar de tudo isso, a vinda do Mahdi era uma ameaça para muitos, inclusive para o caifa, pois isso ameaçaria seu governo, isso faz com que o Imam Askari (as) tenha que apresentar seu filho aos xiitas de forma oculta. Assim ele trabalhou de três formas:

Primeiro apresentou ele a sua família, depois aos seu procuradores, para que assim depois apresentasse esse aos xiitas. O Imam Askari (as) trabalhava através de procuradores, pois muitas vezes estava na cadeia e não tinha como falar diretamente com os xiitas. Para fixar a presença do Mahdi (as), quando ele nasceu, o Imam Askari (as) mandou que todos abatessem carneiros, e quando ele escrevia cartas a seu povo sempre mencionava o Imam Mahdi (as). Assim também conseguiu proteger seu filho do califa.

Depois da morte do Imam Askari (as) os xiitas não se dividiram mais, ao contrário, alguns que tinham ido com outras seitas, retornaram ao xiismo tradicional, e nessa época, após 5 anos de apresentação do Imam Mahdi (as) ao povo, o mesmo se acostumou e soube da presença do mesmo. Porem o Mahdi se oculta logo após o funeral de seu pai, os xiitas já acostumados com o Imam Askari (as) sempre longe da presença do povo não deram por falta do imam, que passou a partir desse momento a trabalhar por procuradores, e vive até hoje.


O Imam Askari (as) até hoje está preso, pois seu santuário foi construído na cidade de Samarrah, no Iraque, onde hoje há praticamente somente seus inimigos lá em volta e quase nenhum xiita, tanto que em 2006 e 2007 explodiram seu santuário, na primeira vez destruindo parte da cúpula dourada e da segunda os minaretes. Somente a partir de 2009, os poucos xiitas que moram no local, começaram a reconstruir o que foi destruído.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?