IMAM ALI AL-REDA (AS)

A postagem seguinte é um resumo da aula de religião deste dia 12 de janeiro de 2013 na Mesquita do Brás. O resumo que segue está com as palavras do autor, porem é baseado na referente.

Em virtude da celebração do martírio do Imam Al-Reda (as) neste dia de hoje, a aula de hoje será sobre sua vida e os acontecimentos que influenciaram nela. O nome do Imam, em português significa “aquele que está satisfeito”. Sua vida é um marco de uma nova fase do xiismo. A história d xiismo é dividido em três momentos, no qual vai se dando a construção do mesmo, isso infelizmente, essas divisões em sua história possibilitou o surgimento de seitas no xiismo, grupos de pessoas que aclamavam como Imam alguém que dava um pouco de continuidade ao que o anterior fizera.

A primeira fase do xiismo vem a ser a parte da vida dos quatro primeiros imams, Ali Ibn Abu Tallib, Hassan Ibn Ali, Hussein Ibn Ali, e Ali Ibn Hussein. Nessa faz o xiismo era simples, ele era simplesmente o amor aos Ahul-Bayt (as), ou seja, a família do Profeta Muhammad (saas). O Imam Ali Ibn Hussein teve três filhos, um pequeno grupo de xiitas quis que após a morte do Imam fosse colocado como imam seu filho Zayd Ibn Ali, pois ele tinha caráter mais politico e queria vingar a morte de Hussein, seu avô. Esse grupo de xiitas, chamados de zaiditas existe até hoje, habitando áreas do Iêmen. Outro grupo surgiu com pessoas que queriam que o terceiro filho do Imam Ali Ibn Hussein os liderasse, porem esse grupo não existiu por muito tempo. A maioria seguiu com o Imam Muhammad Al-Baqir (as), segundo filho do Imam Ali Ibn Hussein (as).

A segunda fase do xiismo é marcada pela construção geral do xiismo, é a época que se é estabelecida as jurisprudências do mesmo, pois agora não mais bastava amar aos Ahul-Bayt (as), o muçulmano devia ser um seguidor das jurisprudências também. O principal Imam dessa época a estabelecer essas normas foi Jafar Assadiq (as), porem também fizeram parte dessa fase seu pai, Imam Al-Baqir (as), e seu filho Imam Musa Kazim (as). É nessa época que surge outra divisão do xiismo, pois o Imam Assadiq (as) havia designado seu filho Ismail para sucede-lo, porem Ismail morre antes do pai, sobrando Imam Kazim (as) filho mais novo para sucede-lo. Porem um grupo de xiitas disse que Ismail não morreu, apenas se escondeu por um tempo, depois voltou para guia-los, e criaram o xiismo ismaelita, vertente que também sobrevive até os dias atuais. Sucedeu Imam Kazim (as) o Imam Al-Reda (as).

O Imam Ali Al-Reda (as) marca o inicio de uma nova fase no xiismo, a fase politica. Na época o Imam, a Arábia e a Pérsia estavam sobre o domínio do califado abássida, no qual o governador era o tão famoso Harum Al-Rashid. Esse califa teve dois filhos, que foram conhecidos como Amir e Mamun. Amir era filho de uma mãe árabe e Mamun de uma mãe persa; temendo após sua morte que ambos dividissem o império entre eles, Al-Rashid fez os dois assinarem um tratado que isso não aconteceria após sua morte diante da caaba em Meca, porem nada adiantou. Após a morte de Al-Rashid, Mamun descontente com o pai ter passado o califado para Amir, reúne um exercito persa e vai combater Amir, que juntou os árabes para lutar contra Mamun. Porem Mamun vence e se torna califa, mas com isso perde o apoio dos árabes e de sua família, já que ambos estavam do lado de Amir.


Nessa época o Imam Al-Reda (as) era conhecido abertamente por ser um Imam, e por ser praticamente ao mesmo tempo árabe, já que sua mãe era sudanesa e ele descendente do Profeta (saas) e por ser persa, já que em sua linhagem haviam persas. Então para apaziguar a situação, o califa Mamun obriga o Imam Al-Reda (as) a ser seu vice-califa, senão o mataria. O Imam aceita, porem isso não significa que ele apoiava as politicas de Mamun. Com isso Mamun consegue novamente o apoio dos árabes, e por ter um Ahul-Bayt (as) em seu governo consegue o apoio de sua família.
Porem o califa tinha medo que após sua morte o Imam Al-Reda (as) tomasse o califado para ele, retirando-o dos abássidas. Assim Mamun envenenou a comida do Imam e o matou. Mesmo fazendo isso, o povo não sabia que ele tinha feito isso, e para se aproveitar ainda mais de sua popularidade, mandou enterrar o Imam ao lado de seu pai Al-Rashid.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

PERSONAGENS REAIS EM KURULUS OSMAN 3 TEMPORADA