QUEM É O NOVO LÍDER DO HEZBOLLAH?

QUEM É NAIM QASSAM, O NOVO LÍDER DO HEZBOLLAH?

Por R. Hussein

Em 27 de setembro de 2024, o líder do Hezbollah, o grupo armado xiita libanês, Hassan Nasrallah (1960–2024), foi assassinado num ataque aéreo realizado por Israel, durante a nova ofensiva dos sionistas ao sul do Líbano. Nasrallah comandava o grupo desde 1992, quando o líder anterior do grupo, Abbas al-Musawi (1952–1992), também fora assassinado por Israel. Assim emergiu um novo líder para o grupo libanês, o Sheik Naim Qassem (1953). Mas quem é o novo líder do grupo?

O grupo Hezbollah (Hizb ul-Llah, “Partido de Deus”, em árabe) foi fundado no Líbano em 1984 por lideranças xiitas que resistiam a invasão do Líbano por Israel, começada em 1978 (mais conhecida como Operação Litani). Essas lideranças xiitas ou haviam estudado no Irã ou tinham alguma ligação com o Irã, quem em 1979 havia derrubado o Shah (imperador do Irã) e estabelecido uma república religiosa xiita. Mas quem pensa que o xiismo apareceu ou se fortaleceu no Irã após essa revolução está bem enganado. A dinastia Safávida, que governou o Irã do século XVI a meados do século XVIII, por ser uma dinastia religiosa xiita, foi a que mais fortaleceu o xiismo local, porém as dinastias seguintes, Ashfarida, Zanguida, Qajar, e Pahlavi, se afastaram de se colocarem como lideranças religiosas, porém o já fortalecido xiismo dominava o povo iraniano.

Voltando ao Líbano, o grupo Hezbollah foi dirigido primeiramente pelo Sheik Subhi al-Tufayli (1947), cargo que ocupou até 1991, quando foi nomeado um novo líder para o grupo, líder esse que era mais próximo dos iranianos. O segundo líder do grupo, o Sayed Abbas al-Musawi, liderou o grupo por apenas 9 meses e meio, de maio de 1991 a fevereiro de 1992, sendo martirizado quando viajava em seu carro no Líbano. Assim subiu ao poder no grupo aquele que ficou por mais tempo em sua liderança até o presente momento, o Sayed Hassan Nasrallah, que ficou no cargo por 32 anos. Nasrallah sempre teve muito apoio de Ali Khamenei, o líder supremo do Irã, e isso fez com que o grupo se fortalecesse, ficando incluso mais forte que o outro grupo xiita libanês com certa força política, o Amal. Porém em setembro de 2024 o grupo sentiu um duro golpe quando após uma traição, Nasrallah foi martirizado em seu quartel general em Beirute. Isso levou a ascensão de um novo líder, Naim Qassem.

Para quem pensa que Qassem é uma figura nova ou desconhecida dentro do grupo, está enganado, pois ele ajudou a fundar o Hezbollah lá em 1984. Naim Qassem nasceu em fevereiro de 1953 na cidade de Kfar Fila, uma cidade de maioria xiita no sul do Líbano. Crescendo em Beirute, ele estudou teologia com o Sayed Mohammad Fadlallah (1935–2010), o mais respeitado clérigo xiita do Líbano. Ele recebeu os títulos acadêmicos de bacharel e mestre em Química pela Universidade Libanesa, completando seus estudos em 1977, e trabalhando um certo tempo como professor de Química.

Pouco após a fundação do Movimento Amal em 1974 pelo Sayed Musa al-Sadr (1928–1978), Qassem entrou para esse grupo, porém abandonou o grupo em 1979, durante a guerra em seu país causada pela invasão sionista. De 1974 a 1988, Qassem liderou uma associação de estudantes muçulmanos no país, associação essa que acabou servindo como base de apoio para quando ele e outros líderes xiitas fundassem o Hezbollah em 1984. Quando houve o racha no grupo após a morte de Khomeini em 1989, Qassem se posicionou ao lado da facção pró-iraniana, liderada por Hassan Nasrallah, que era contrária a uma facção que defendia um grupo mais independente, liderada por al-Tufayli. Com a facção de Nasrallah tendo ganhado mais força e presença, fazendo com que al-Musawi, um pró-iraniano, se tornasse o líder do grupo, Qassem foi apontado por al-Musawi como Secretário Deputado do Hezbollah, uma espécie de vice-presidente do grupo Hezbollah. Ele foi mantido nessa posição após a eleição de Nasrallah a liderança do grupo.

O favorito na sucessão do grupo era o Sayed Hashem Safieddine (1964–2024), o secretário financeiro do grupo, mas ele acabou morrendo junto com Nasrallah. Com isso Qassem acabou se tornando o líder do grupo após eleições que ocorreram em 29 de outubro de 2024, e desde então lidera a resistência contra Israel no Líbano, cuja invasão ainda está em vigor. Qassem tem um perfil mais intelectual, tanto que em 2002 publicou um livro contando a história do grupo, Hizbullah: The Story from Within (Hezbollah: A História por Dentro; em tradução livre). Qassem é casado e tem seis filhos.


BIBLIOGRAFIA
AVON, Dominique. Hezbollah: A History of the “Party of God”. Havard University Press, 2012. Pág. 11 a 39.
SHANAHAN, Rodger. The Shi’a of Lebanon: Clans, Parties and Clerics. Nova Iorque: I. B. Tauris, 2005. Pág. 89 a 94, 107 a 126.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

PERSONAGENS REAIS EM KURULUS OSMAN 3 TEMPORADA