A CRENÇA ISLAMICA - Parte 1


Por Sheik Taleb H. Al Khazraji

Retirado do Livro "O Que é O Islam"

Entende-se pela crença: A coletânea daquilo que nele crê o homem, relativo a idéias e esclarecimentos alusivos à interpretação sobre o surgimento do Universo e da vida, e no que se concede sobre isso em raciocínios e entendimentos; e as idéias que aludem à formação do Universo, tal como a fé em Deus, a fé no fim do mundo, na existência dos Profetas e Mensageiros como sendo os emissários e os comunicadores sobre Deus, e a confirmação sobre um mundo na Eternidade e no que se conexa a tais teoremas e suas ramificações alusivas aos pensamentos, esclarecimentos e crenças, como, a fé nos anjos, na execução, na predestinação e etc é o que em sua totalidade se compreende como Crença Divina.

Com isso, a crença Islâmica se constrói sobre pilares básicos, que se ramificam em diversas convicções; todavia, os pilares básicos são:

a) A fé em Deus Uno e Único;
b) A fé na profecia;
c) A fé no mundo da Eternidade.


É evidente que a crença na profecia e no mundo da Eternidade, se prende na fé em Deus Glorificado, e aquele que crê em Deus e em Sua existência, a sua própria fé acaba levando-o a acreditar nas palavras da profecia e no mundo da Eternidade e em tudo que nele existe, em se tratando de punições
e recompensas.

E, para melhor esclarecimento, segue abaixo algo que possa esclarecer cada elemento desses três itens citados anteriormente, conforme as etapas explicativas:

a) A Fé em Deus, Uno e Único
É natural que a fé em Deus, Criador do magnífico Universo, é a base do Islam e a expansão do pensamento, da cultura, do comportamento e do labor do Muçulmano, e é nesse pilar que se constroem todas as decisões, resoluções, pronúncias e expressões da crença e da filosofia da natureza e da vida.

E o Islam consolidou a crença e a fé em Deus Glorificado, baseado no argumento e na evidência racional, recusando as imitações e as seqüências, e sobre isso, o Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) disse:

“O primórdio da religião é o Seu conhecimento, e a perfeição de Seu conhecimento é unificá-lo, e o aperfeiçoamento de Sua unicidade é a sinceridade com Ele”.

A crença Islâmica se consolida sobre a base da convicção na Unicidade total de Deus Glorificado, riscando qualquer parceiro, similar, representante e tudo que se Lhe opõe ou critica, afastando Dele todas as qualificações humanas ou naturais, por serem incompletas e abjetas diante de Sua Grandeza,
porque Ele é a própria riqueza e absoluta perfeição.


E para se consumar a total unicidade de acordo com a crença Islâmica, a fé deverá se concretizar na
Unicidade de Deus em quatro imperativos que são:

1° - Unicidade de Deus em Si Mesmo Para que a unicidade total seja concretizada, a fé deverá ser de que Ele é Uno, Único, singular em Si mesmo e que nada do que Ele criou, se assemelha a Ele.

Deus Supremo descreve a Sua sagrada entidade, conforme é mencionado no Alcorão Sagrado:

“...Nada se assemelha a Ele, e é o Oniouvinte, o Onividente.”.
(C. 42 - V.11)

E esta verdade, só a expõe a mente sã e a lógica científica, e nós sabemos que o motivo se distingue do resultado, assim como, o marceneiro se distingue da cadeira, ou, o artista-plástico se distingue do quadro por ele pintado. Portanto, o Criador se distingue de Suas criações.

É importante apontarmos aqui que a mente humana só concebe aquilo que ela imagina, e Deus está afastado desta hipótese porque a razão não compreende a verdade sobre Ele.


E como haveria de compreender a verdade divina se ela é incapaz de conhecer a verdade da matéria deste mundo, apesar de vê-la e senti-la, e até mesmo de conseguir descrevê-la, decifrá-la e conhecer a sua origem? Porém, não conhece a sua verdadeira importância, mesmo que consiga decodificá-la com outros elementos.

Portanto, como se poderia conseguir compreender a verdade sobre o Magnífico Criador? No entanto, o Alcorão Sagrado nos esclarece sobre o assunto com a Revelação de Deus:

“...enquanto disputam sobe Deus, apesar de Ele ser poderosamente Inexorável”. ( C. 13 – V. 13)

(CONTINUA)....
____________________________________________________________________
Sheik Taleb H. Al Khazraji é o Sheik da Mesquita Muhamma enssageiro de Deus, localizada no bairro do Brás na cidade de São Paulo. Também lidera as atividads do Centro Islamico do Brasil. É autor de diversos livros como esse de onde foi retirado o texto do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?