INTRODUÇÃO

Louvado seja o Senhor do universo, que a paz e a benção estejam com o Profeta, Selo dos Profetas e Mensageiros, Mohammad ibn Abdellah, com seus bondosos e purificados descendentes, seus benévolos companheiros e com todos os demais Profetas e Mensageiros de Deus.

“O Islam foi estabelecido sobre os alicerces da fé em Deus e sua Unicidade (...) Pelo fato do Islam ter sido a última das mensagens reveladas por Deus aos humanos, fê-lo ser o mais completo, amplo e abrangente em seus métodos, leis e sistemas, abordando todas as formas e circunstâncias da vida.” – Sheik T. H. Al-Khazraji, O Islam em Seus Princípios, pag. 9 e 10.

“É necessário que conheçamos a Deus para que possamos ficar-Lhe agradecido” – Shaij A. Y. A. Tuji – Revista Zaqalain, n. 22, pag. 23.

A busca pelo conhecimento é algo inerente ao homem. Pensadores como Vigotski e Jung falaram que o conhecimento é algo externo, que a medida que o homem o busca, fica mais sábio. Esse é o objetivo deste blog, levar um maior conhecimento sobre a religião islâmica para as pessoas, e para aqueles que sabem muito pouco ou desconhecem, ajudar em sua busca a respeito de informações sobre o islam.
A idéia inicial era fazer um blog que substituísse o blog Respondendo o Rafik, um antigo blog com resposta a pessoas que denegriam o islam, porem resolvi ampliar para trazer textos, não somente meus como textos traduzidos para levar maiores informações as pessoas. Mas por que mais um blog sobre o islamismo?
Recentemente tem surgido muitos bons blogs sobre o islamismo, ressaltando bons blogs como “Conhecimento Islâmico”, ”A Nova Cruzada”, “Documento Islâmico”, e diversos outros, porem o numero de blogs com a visão xiita dos fatos é muito pouco, alguns ficam sem receber atualizações por meses ou anos e por isso a necessidade de novos blogs surgirem.
Porem você deve estar falando agora: “Esse é mais um blog xiita, não vou nem olhar”. Esse blog apresentará o xiismo e sua visão, porem fá-lo-emos para todos lerem, sejam xiitas, sunitas, zaiditas, sufistas, alauitas, etc, pois a necessidade de conhecimento é algo universal. Esse blog não é de um xiita para xiitas, e sim de um xiita para todos.

Imagem contendo os Doze Imams (as), de Ali (as) ao Mahdi (as).

O Que é o Xiismo?
A palavra xiita vem do árabe shiat Ali, ou seja, os seguidores de Ali. De acordo com linguistas egípcios, a palavra “shiat” em árabe remete muito ao amor, e nesse caso amor a Ali (as) e a todos os Imams (as).
Após a morte do Profeta Muhammad (saws) houveram várias pessoas que queriam ser seu sucessor (de onde vem a palavra Kallifah) e os xiitas são aqueles que acreditam que esse sucessor foi Ali (as) que era primo e genro do Profeta (saws) e no caso a sucessão estaria com os descendentes do Profeta (saws).

Cidade de Karballah, Iraque, onde está o túmulo de Imam Hussein (as) e de seu meio-irmão Abbas (as), que foram martirizados.

Crenças Básicas que Diferem os Xiitas dos Sunitas
Imanato: Os xiitas acreditam nos chamados Imams, ou seja, doze homens, sendo onze descendentes do Profeta Muhammad (saws) foram escolhidos para guiar a Ummah (comunidade islâmica) no caminho correto do Islam.
Retorno do Mahdi: Os xiitas acreditam que o Imam Al Mahdi (as), o último dos doze Imams retornará para combater Satanás, antes do Kiamat (Dia do Juízo Final).
Misticismo: Os xiitas são um pouco mais místicos do que os sunitas.
Crença nos Sábios: Os xiitas acreditam nas palavras dos Aiatolás e dos Sayed’s. Os Aiatolás são vistos como grandes sábios e os Sayed’s são vistos como descendentes diretos ou indiretos do Profeta (saws).


Espero que o blog fique ao agrado de todos.

Assalam Wallaikum!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERSONAGENS REAIS DE KURULUS OSMAN

KURULUS OSMAN – UMA ANÁLISE

O HAMAS FOI CRIADO POR ISRAEL?